McOndo e Piratas

Bom, reinaugurando o blog com um post rapidinho, simples e que não vai acrescentar muita coisa à vida de vocês.

Fui ontem ao CCBB, assistir uma palestra / debate entre o escritor chileno Alberto Fuguet (do excelente livro Mala Onda, bisonhamente traduzido pra Baixo Astral) e o paulista Santiago Nazarian (que eu nunca havia ouvido falar e já tem três romances publicados, sendo o mais recente, Feriado de Mim Mesmo). Nas palavras de Fuguet foi a comparação dos backgrounds “chileno nerd” e “são paulo goth” (já que o Santiago é estaile e podia muito bem tocar teclado no The 69 Eyes, só com um pouquinho de produção).

O tema era meio espinhoso, sobre a identidade da literatura latino americana, e o “movimento” anti-realismo fantástico McOndo, (digo “movimento” entre aspas por que, segundo Fuguet, ele queria fazer um trocadilho engraçaralho com Macondo, cidade fictícia do Cem Anos de Solidão, e as pessoas acabaram levando a sério demais).

Mala Onda é um livro genial, extremamente simples, contando uma semana na vida do chileno Mathias Vicuña, que regressa de uma temporada de férias / putaria no Rio de Janeiro, de volta ao Chile repressor dos anos de Pinochet. O final é meio bizarro, mas não estou resenhando o livro aqui, então sem mais comentários. Vale a pena procurar o livro, ou pedir emprestado para seus amigos chilenos.

O que eu achei legal é que os dois autores pareciam estar bem conscientes que não ia se chegar a nenhuma conclusão, até por que não há conclusão definitiva sobre o assunto. Acho que os dois sabiam que ia ser mais divertido se estivéssemos conversando sobre cinema, música, futebol ou a Finlândia. Mesmo assim houve alguns momentos divertidos, a melhor frase do debate foi quando Fuguet falou sobre a latinoamericanização dos EUA: “O filho de um péssimo ex-presidente é o atual presidente, existe coisa mais latino americana que isso?”

O Santiago Nazarian ganhou vários pontos com a performance improvisada imitando o escritor lânguido-melancólico-poser de blog (nas suas próprias palavras). Fiquei curioso pra ler algo dele, especialmente depois de ter dado uma olhada no blog do rapaz (apesar de ter um post falando mal do Terry Gilliam; não se fala mal do Terry Gilliam assim, de bobeira, só por que Irmãos Grimm é uma bosta). Anyway, sounds interesting.

Mas o highlight da noite foi quando a Juliana (amiga minha, vocês não conhecem) levou um livro PIRATA pro Fuguet assinar! Realmente, o livro parecia ter sido xerocado em mimeógrafo de colégio, as folhas eram mais toscas que as do Jornal dos Sports e ele estava se desfazendo em fascículos, tal era a qualidade da encardenação. Podia se crer que era uma versão “popular” do livro, tipo “compre duas empanadas de queso e escolha entre una arroz con leche ou um livro do Alberto Fuguet de brinde!”.

Genial, pelo menos ele levou na esportiva, riu e autografou o livro com um gracejo tipo “este libro és más pirata que la cresta!“.

E eu fiquei feliz de exercitar mi hermoso portunhol, embora não tenha tido chance de dizer nenhum palavrão, nem sequer um singelo “concha de tu madre puto hueón de mierda”.

Beijos a todos

np: Marillion, White Russian

Anúncios

6 Respostas to “McOndo e Piratas”

  1. Anonymous Says:

    vc podia ter divulgado o endereço do blog do cara…

  2. Pedro Says:

    O blog do cara ta linkado na frase, é só clicar …

  3. Pedro Vieira Says:

    Thanks Binfo.Essa porra desses links aparecem em roxo clarinho e ninguém vê. Deve ter como mudar essa bosta, depois eu vejo.Tem link pro flog da Ju tb, tudo camuflado no texto. Pelo menos dá pra brincar de “procure os links escondidos”.hehuehe

  4. Paz Says:

    Alberto Fuguet, mi gran ídolo literario de adolescencia, diría que el único chileno capaz de escribir de la realidad nacional sin caer en el cliché de Pinochet y el famoso Golpe de Estado. Porque para quien dude que Chile no es más que eso, les corrijo: “Sí, en mi país hubo ONDA y ESTILO más allá de las tendencias políticas”. Beijos.

  5. Anonymous Says:

    Keep up the good work < HREF="http://www.cheap-web-hosting-0.info" REL="nofollow">Canada estonia dedicated hosting<> < HREF="http://www.clomid-iui-and-twins.info/Clomid-description.html" REL="nofollow">34spotting clomid<> < HREF="http://www.trim-spa-diet-pill.info/Phentermine_hcl_side_effects.html" REL="nofollow">phentermine hcl side effects<> < HREF="http://www.water-bed-sheet.info/Car-seat-covers-2005-honda-accord.html" REL="nofollow">http://www.water-bed-sheet.info/Car-seat-covers-2005-honda-accord.html<> < HREF="http://www.isuzu-5.info/starting_a_small_business_in_canada.html" REL="nofollow">starting a small business in canada<>

  6. Ricardo Riso Says:

    Oi! Estava procurando algo sobre o Fuguet e encontrei teu texto.Estive na referida palestra também e realmente foi ótima. Acabei de ler Baixo Astral, grande livro.abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: